Juíza bloqueia política de Trump que visa cortar verbas destinadas ao aborto
- Clipping Vitae
- 18 de jul.
- 1 min de leitura
Uma juíza distrital de Boston, nos Estados Unidos, bloqueou temporariamente uma política do governo de Donald Trump que visa cortar verbas federais destinadas à promoção do aborto.
A magistrada Indira Talwani, indicada pelo ex-presidente democrata Barack Obama, proferiu a decisão horas depois da Planned Parenthood, a maior provedora de aborto dos Estados Unidos, entrar com a ação no tribunal para vetar a medida.
O governo federal entrou com um recurso argumentando que a rápida ordem de restrição temporária era "altamente incomum" e não forneceu explicações sobre o motivo da juíza bloquear parte do plano fiscal aprovado pelo Congresso americano.
A magistrada então respondeu que sua decisão era "necessária" para evitar interrupções no "atendimento de saúde" até que ela pudesse ouvir os argumentos das partes em 18 de julho.
Após a demanda do governo Trump, Talwani emitiu uma nova ordem, na qual esclareceu que havia concluído que a Planned Parenthood provavelmente teria sucesso em provar que a lei violava a Constituição americana.
Dias atrás, a provedora de abortos afirmou que a política do líder republicano teria como alvo central suas atividades. Segundo a organização, a medida de Trump poderia resultar no fechamento de um terço de seus 600 centros abortistas no país.
Comments